Você trocaria um salgadinho por uma cenourinha?

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Não vou começar esse post sendo a falsa magra mentirosa dizendo que cenoura é mais gostoso que batata frita industrializada, que não, não é. Nada se equipara à gostosura de uma batata da onda sendo comida ao sol, acompanhada de uma Coca (Zero, porque ninguém é de ferro). Hummm. Mas, como publicitária e representante do movimento saia da caixinha (um movimento pessoal que acabei de criar anti bolo de caixinhas e comida industrializada com gosto de ajinomoto), sei bem o quanto somos manipulados e o quanto comer um vegetal é sim muito mais saudável e satisfatório que se entupir de Baconzitos.

E que, muitas vezes, o sabor não é apenas o único culpado pelas nossas escolhas gordas, mas sim outro combo de coisas, que têm tudo a ver com design e publicidade: a praticidade e a atitude que o alimento traz. Tenho um amigo diretor de arte que sempre me apontou isso. É só você olhar para a prateleira light ou diet do mercado e sua felicidade também diminui pela metade. Sei que nos anos 90 e dois mil foi uma estratégia educar  o consumidor mostrando pra ele uma embalagem light que parece que vai flutuar de tanta lightitude. Mas, hoje? Será que tudo o que é light ainda tem que ser azul, verde ou ter aquela cara descorada de tristeza? E sei que a gente tem que descascar abacaxis nessa vida – mas será que se eles viessem em cubinhos a gente não preferia?

Pouco a pouco, marcas espertas de produtos saudáveis estão entendendo o que está acontecendo e já começaram a pedir alguns truques emprestados para as marcas gorduchas. É o caso da Bolthouse Farms, que faz campanhas modernetes e oferece suas cenourinhas em embalagens prontas para comer, com um patezinho esperto do lado. É uma coisa que a indústria do Chester Cheetos já tinha imaginado faz décadas, e que os naturebas achavam que não ia funcionar para eles. Veja você. Eu acho essa ideia super bacana. Vivemos num mundo em que se o brócoli usar uma capa e virar um super-herói ele fica mais valorizado que na salada da vovó. Paciência. Não adianta, Capitão Planeta. Se quer lutar contra eles, junte-se a eles.

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